building

Tecnologia, Medicina e Questionamento da Convenção

Apesar de estarmos em uma era extremamente experiente em tecnologia, ainda estamos nos acostumando com a telemedicina. Falando nisso, você não ficaria surpreso se houvesse pessoas que não têm a menor ideia do que é – e por acaso têm uma caneta de monitoramento de glicemia bem na manga.
Precisamos entender o alinhamento da tecnologia ao campo da medicina, pois esse será o caminho a seguir.

Inteligência Artificial

O Watson da IBM e a Siri da Apple são alguns dos muitos exemplos em que aplicativos médicos estão lentamente surgindo na área de tecnologia. O objetivo final é auxiliar médicos e médicos com procedimentos diagnósticos e, assim, um suporte médico completo. A ‘Nuvem’ viria a servir como um meio poderoso através do qual qualquer pessoa poderia acessar essas ferramentas e serviços médicos de IA. Como exemplo, um relatório de tomografia pode ser enviado para a Nuvem para ser acessado por um médico com uma ferramenta de IA médica e ajudá-lo a entender o significado do exame. Uma das coisas boas é que as papanicolau e algumas mamografias já foram aumentadas com alguma forma de IA que ajuda médicos no reconhecimento de padrões e outros.
O melhor uso desses tipos de ferramentas médicas carregadas de IA é na dermatologia, onde um médico pode reconhecer tipo de erupções cutâneas ou qualquer outra condição de pele e entende a gravidade da condição eventualmente retardando o padrão de encaminhamento do médico (o que não é uma coisa muito boa). Não se surpreenda se os médicos começarem a enviar relatórios, fotos e outros dados médicos relevantes pela Nuvem. Uma das maiores vantagens é que existem aplicativos amigáveis ao cliente, como o Skin Scan, onde se tem a opção de tirar uma foto de sua condição de pele e alimentá-la para o aplicativo que lhe diz se a condição é perigosa ou não. Ele pode então optar por consultar um dermatologista dependendo do resultado. Além disso, o aplicativo também fornece uma lista de hospitais próximos através dos quais um usuário pode entrar em contato com o médico mais adequado.

Impressão 3D

Impressão 3D – Você pode estar ciente desta tecnologia, mas segure a respiração que agora está sendo aplicada às Ciências Médicas e é profetizada para ter um efeito completo em breve. A tecnologia de impressão 3D encontra aplicações em certas áreas da medicina, como a terapia com células-tronco. Por exemplo, se falta uma perna de um acidente, então os médicos podem usar a tecnologia de impressão 3D para escanear a perna restante e, talvez, desenvolver uma perna protética que não tem problemas de compatibilidade tecidual. É como enganar o sistema imunológico humano e nós pessoalmente não podemos esperar que ele se mostre no mercado. Como você deve ter percebido, a impressão 3D é uma versão bonita e amigável à tecnologia do nosso bom e velho amigo médico, ou seja, terapia com células-tronco. Você pode estar vendo muito mais de impressão 3D no futuro e a esperança é que muito em breve; haveria biblioteca de órgãos compatíveis com tecidos.
Analisaremos mais algumas estratégias médicas prospectivas relacionadas à TI no próximo artigo e abordaremos o aspecto de usabilidade com mais profundidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *